Quantas palavras os cachorros entendem?

Como os cães muito provavelmente não compreendem conceitos abstractos, eles não podem entender as palavras que se referem a tais conceitos. Por exemplo, humanos entendem ideias como “amor”, “ódio”, “crenças” e “descuido”.

Essas ideias não são necessariamente relacionadas a um objecto ou a uma acção específica. Ideias que se referem a coisas específicas são chamadas de conceitos concretos. Então, quando dizemos aos cães que os amamos, isso provavelmente não signifique tanto para eles quanto a palavra “petisco”. Algumas pessoas podem dizer que até encontrarmos uma maneira de interpretar a mente de um cão, não poderemos dizer em definitivo se os cães entendem ou não conceitos abstractos. Até onde sabemos, os cães só compreendem palavras que se referem a coisas concretas.

Podemos dizer que os cães entendem a linguagem? Isso depende da definição de linguagem, que é discutível. Se a linguagem indica o processo de comunicar um estímulo particular (uma palavra) para produzir uma determinada reacção, então os cães definitivamente compreendem a linguagem. Porém, para muitos linguistas – pessoas que estudam a linguagem – a definição apropriada de linguagem deve ser aprofundada.

Mas se os cães realmente não podem compreender a linguagem como os humanos, por que eles parecem nos entender tão profundamente? Certos estudos mostram que os cachorros reconhecem os gestos humanos como pistas melhor que outros animais, como os macacos de grande porte. Assim, quando os cães parecem compreender nossas palavras, eles na verdade devem apenas estar lendo a nossa linguagem corporal ou nosso tom de voz.

FONTE: UOL

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário